Relato 1

03-05-2010 15:04

 

E isto foi só até Fevereiro...

 

Não vou fazer um relatório muito tradicional porque quero partilhar convosco este percurso com o espírito com que estou nesta formação, com alma e coração, sobretudo este último. E é com o coração que vou fazer este relatório.

Quando pensei este projecto foi porque a temática me diz muito. Há muito tempo que acho que os afectos têm um papel preponderante na nossa relação com os nossos alunos e neles está a paz e com a paz relaciono tudo o que tem a ver com os valores e a cidadania. Neste âmbito e porque estou a desenvolver um projecto de TIC com educadoras e professoras no meu agrupamento fui observando o que elas iam fazendo nesta área. Não quis que participassem neste projecto por “obrigação” ou porque eu solicitei, mas porque assim o sentiam importante. Fui observando e comecei a convidar colegas que já estavam a trabalhar na temática a integrar o projecto. O que começou por ser uma vontade minha de participar no projecto da Margarida começou a ganhar corpo.

Uma das minhas colegas da escola, que também se chama Margarida, iniciou um trabalho com os alunos nesta temática e tudo começou a ganhar corpo. Usou uma apresentação que encontrou na Internet como motivação – Um mundo cheio de pessoas coloridas – que começou por ser uma motivação para os alunos falarem de questões como o racismo, a tolerância, o respeito pelo outro e foi dar à temática da Paz.

Os alunos fizeram poesias que já estão disponíveis na nossa página da Internet. https://pazvalorescidadania.webnode.com/ 

A Margarida Belchior tinha-me falado do seu trabalho com a história “Ovos Misteriosos”. Não é que temos uma colega educadora, a Teresa Correia, que tem um trabalho muito giro feito com a mesma história.

Por volta do Natal estava a dinamizar uma actividade com a colega da Escola de Fráguas, apresentando a história “Natal nas Asas do Arco-íris” que deu origem a uma conversa muito interessante sobre o que é que faz as pessoas felizes e os alunos quiseram fazer um trabalho sobre o que os fazia mais felizes e o que fazia o mundo mais colorido.

A animadora da biblioteca fez umas telas magníficas com cada turma do Centro Escolar Nº 2 e também sugeriu aos professores e auxiliares que o fizessem. Sendo um Centro Escolar novo precisa de cor e nada como umas telas lindas, feitas pelos meninos e pelos restantes membros da comunidade educativa para embelezar o espaço - https://pazvalorescidadania.webnode.com/products/refer%C3%AAncia%20%231/ .

Este foi o único trabalho que eu havia sugerido. A Lígia colabora com as colegas na dinamização de actividades plásticas com os nossos alunos. É a sua área de formação e é uma apaixonada por tudo o que é arte. Eu precisava de imagens para colocar na página que não tivessem direitos de autor e perguntei-lhe se ela queria associar-se ao projecto. A Lígia agarrou na ideia de uma forma absolutamente fantástica. Nada como as parcerias e valências /apetências dos que nos rodeiam.

Em de Janeiro falei com as colegas do Centro sobre o que se estava a fazer, nas Comemorações do dia da Não Violência e uma educadora disse que ia trabalhar a questão com os alunos.

Estamos a trabalhar em parceria. Os alunos fizeram uma história que se chama Estrela da Paz.

Fizeram os desenhos, digitalizámos. Nem imaginam o que eles acharam fantástico ver os desenhos deles aparecerem no ecrã do computador, especialmente os mais pequeninos. Acharam mágico mesmo.

Entretanto estiveram a fazer uma apresentação em Powerpoint que só falta terminar a animação e introduzir voz.

Na duas últimas semanas estivemos a organizar a página.

Quando as colegas viram o resultado começaram a ter muito mais ideias mas isso fica para a próxima…

No Jardim de Infância de São Sebastião trabalharam os "Ovos Misteriosos" https://pazvalorescidadania.webnode.com/portfolio/  e  no Natal também houve actividades para pais que só depois da colega ver a página achou que se integrava no projecto… vou deixar-vos na expectativa…

A colega está a trabalhar o tema dos afectos e a seguir vai trabalhar o livro «O Pássaro da Alma»…

No Centro escolar juntou-se mais uma colega que também está a trabalhar um conto muito giro de uma aranha que fez uma teia global…

Vá lá não fiquem curiosos… para a próxima há mais…

Vou deixar-vos na expectativa.

Bom trabalho para todos

 

Cidália Marques